Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,36
Dólar R$ 4,82
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
29º 15º

Epamig dá dicas para escolha e harmonização de azeites

Empresa de pesquisa foi pioneira na extração de azeites extravirgens no Brasil

(Foto: Fazenda Maria da Fé)
Guto Moreira
21 de janeiro de 2022
compartilhe

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), acaba de lançar um podcast da série “Tecnologia Agropecuária na Mesa”. O novo episódio comenta sobre a olivicultura no município sul mineiro de Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira. Para ouvir, acesse o link.

Em 2008, a Epamig foi a pioneira na extração de azeites extravirgens no Brasil. Muita coisa evoluiu com relação à produção de azeites em Minas Gerais e em outros estados do país. Atualmente, os municípios da Serra da Mantiqueira concentram boa parte dos olivais mineiros. Dos 160 produtores que existem na região, a estimativa é que mais de 50 marcas estejam no mercado.

“A Epamig desenvolve trabalhos que buscam a garantia e uma qualidade melhor do insumo principal na hora de se implantar o olival, que são as mudas, além de pesquisas que ajudam na obtenção, ao final do ciclo, de um produto de excelência. O que contempla tratos culturais, como poda e adubação; controle fitossanitário; extração e análises laboratoriais”, falou Luiz Fernando de Oliveira, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig.

O pesquisador Pedro Moura dá dicas para armazenar azeites de maneira correta. Segundo ele, as dicas são necessárias porque a forma como os azeites são armazenados nas casas dos consumidores interfere diretamente na qualidade do produto. Para finalizar o bate-papo, a azeitóloga e jurada, Ana Beloto, comenta a harmonização de azeites com pratos salgados e doces.

Veja mais: Azeitech 2022.

Azeitech 2022 terá programação presencial e atividades virtuais

compartilhe