Apesar da boa expectativa, produtores temem que o excesso de chuvas possa afetar as lavouras e retardar a colheita de soja e de milho
O Conselho Gestor de Previsão de Safra de Uberaba, no Triângulo Mineiro, afirma que a produtividade das lavouras da região este ano deve superar o desempenho de 2021. Mas os técnicos chamam atenção para os possíveis efeitos do excesso de chuvas na região ao longo das últimas semanas, o que pode prolongar o cultivo tanto da soja, quanto do milho.
Os conselheiros afirmam que por causa das chuvas, em alguns pontos nota-se que a soja dá sinais de que pode mofar. “Isto é preocupante, mas estou esperançoso que o sol firme por uns dias e afaste tal possibilidade”, diz o agrônomo extensionista da Emater, Petrônio Silva.
Petrônio destacou ainda que 95% das lavouras de soja na região ainda estão verdes. “Nas nossas andanças, praticamente não vimos soja amarelando, sinal de que os grãos estão amadurecendo. O ciclo de cultivo deverá prolongar-se, o que provocará o retardo das colheitas e a certo atropelo do plantio da safrinha”, destaca o agrônomo.
Apesar dos problemas com as chuvas, o Conselho Gestor afirma que a produtividade da atual safra deve superar a do ano passado. “As plantas estão com o seu dossel bem formado, o crescimento dentro do esperado e a quantidade de vagens também. Assim sendo, a expectativa é que a produtividade fique acima dos 3.900 quilos por hectare (média de 63 sacas/hectare), verificados na safra passada”, argumentou o agrônomo da Secretaria do Agronegócio, Salvador Miziara.