Programa da prefeitura de Formiga promove doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social
Em Formiga, na região Centro-Oeste do estado, o Projeto Horta Urbana trabalha com ações para estimular a produção agroecológica de alimentos com o uso racional de água. A iniciativa é do Banco de Alimentos de Formiga (BMA) em parceria com a Unifor-MG, Gecal Agronegócios e Germinar Mudas além de outras entidades, associações de moradores e sociedade civil.
Os alimentos produzidos no projeto são doados aos parceiros que cuidam das hortas. O restante é destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social e outras entidades do município.
Após uma pausa nos trabalhos em decorrência das chuvas intensas, diversas unidades do Projeto Horta Urbana retomaram as ações na semana passada. Várias atividades foram desenvolvidas.
Na horta do bairro Água Vermelha a prefeitura realizou a capina e preparação dos canteiros além do plantio de 384 mudas de alface cebolinha e salsa. Além disso, foi feita a separação do feijão colhido na horta da Fazenda Laboratório da Unifor-MG.
No residencial Tino Pereira, a horta recebeu limpeza e rastelagem. Na horta do Cidade Nova, foram plantadas mudas de alface, almeirão, repolho e cenoura. A prefeitura também realizou uma visita técnica a um terreno no bairro Jardim Morumbi, onde uma nova horta será implantada em breve.