Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,36
Dólar R$ 4,82
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
º º

Defesa Sanitária colabora para sanidade das lavouras mineiras

Foram realizadas ações nas áreas de fitossanidade, agrotóxico e comércio de sementes e mudas

(Foto: Iagro)
Guto Moreira
30 de janeiro de 2022
compartilhe

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), divulgou o balanço de ações e resultados de 2021 da Defesa Sanitária Vegetal. Ao todo foram 23.736 ações fiscalizatórias presenciais e remotas nas áreas de fitossanidade, agrotóxico e comércio de sementes e mudas. Os indicadores de conformidade alcançaram 91,44%. As atividades foram realizadas em 737 municípios de Minas.

A Defesa Sanitária Vegetal contribuiu para o setor produtivo monitorando pragas nas lavouras e, permitindo o escoamento da produção nacional e exportação dos itens, conforme explica o fiscal agropecuário do IMA, o engenheiro agrônomo Leonardo do Carmo.

“Asseguramos a qualidade dos produtos agrícolas mineiros ao verificar a conformidade dos itens, monitorando, por exemplo, o uso e o comércio de agrotóxicos, sementes e mudas”, destaca.

As ações são monitoradas por meio do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). Em 2021, inovações no sistema permitiram a geração de dados detalhados e análises precisas, favorecendo a gestão da área. O destaque vai para o vazio sanitário de soja. O manejo reduziu as fontes de inóculo das pragas para a próxima safra em Minas. Em 2021, foram entregues pelos agricultores 1.148 declarações, contra 796 do ano anterior, o que revela a sinergia da defesa sanitária com os elos da cadeia produtiva.

“Para o HLB (greening), os relatórios também puderam ser entregues via on-line, revelando significativa participação dos agricultores com o envio de 1.400 relatórios. Atualmente, 67 municípios mineiros registraram a ocorrência da praga em várias regiões, como o Sul de Minas”, finaliza o engenheiro.

compartilhe