O projeto tem o objetivo de recuperar e conservar áreas de recarga e nascentes
Em Alpinópolis, no Sul de Minas Gerais, o Programa “Café Produtor de Água”, do Conselho Nacional do Café (CNC), já tem um cronograma de atividades estabelecido. O projeto, que tem o objetivo de recuperar e conservar áreas de recarga e nascentes, irá capacitar a equipe técnica das cooperativas, capacitar funcionários da prefeitura e captar recursos.
A Agência Nacional de Águas (ANA), parceira do programa, irá oferecer um treinamento virtual aos associados para que a equipe técnica desenhe os Projetos Individuais por Propriedade (PIP). O curso conta com módulos de revitalização de estradas vicinais, plantio em curva e construção de bacias de contenção de água.
Durante o projeto piloto, o programa também irá disponibilizar uma capacitação para os funcionários da prefeitura de Alpinópolis. Os servidores irão aprender, por exemplo, como calcular o espaçamento entre as bacias de contenção de água e executar a construção.
Idealizado pelo CNC, o projeto conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e demais parceiros.
Leia também: Alpinópolis é escolhida pelo projeto.
Alpinópolis é escolhida para integrar Programa “Café Produtor de Água”