Representantes da agricultura familiar apresentaram os principais desafios enfrentados pelos produtores da região Centro-Oeste
Em visita a Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, o governador Romeu Zema participou de um encontro com representantes da agricultura familiar. A conversa aconteceu na sede da Emater e contou com a presença da secretária de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, além de deputados, o prefeito da cidade e outras lideranças políticas.
Durante o encontro, os agricultores puderam apresentar ao governador as principais demandas e desafios enfrentados pelos produtores rurais da região Centro-Oeste. Zema aproveitou a reunião para apresentar projetos que estão em andamento e que vão beneficiar o agronegócio. Um dos temas discutidos foi o fornecimento de energia elétrica. “A Cemig tem direcionado todo esforço para atender os setores produtivos, incluindo o campo. O objetivo é levar para todos os produtores rurais a energia trifásica para que tenham condições melhores para trabalhar. Com relação a infraestrutura, estamos correndo atrás para recuperar as estradas, com mais de 70 pontos de pavimentação. É um trabalho que pelo tamanho vai levar alguns anos, mas o importante é que começou a acontecer”, disse o governador.
A secretária de agricultura também conversou com os produtores rurais. “Esse é um momento de conversa e escuta com os produtores para termos retornos das nossas políticas públicas para apoiar a agricultura familiar no estado. É também uma oportunidade para que novas demandas sejam trazidas para nortear o planejamento de novas políticas”, destacou Ana Valentini.
De acordo com o governo do estado, o último Censo Agropecuário mostrou que Minas Gerais tem 441,8 mil propriedades de agricultura familiar, sendo o estado da região sudeste com maior número desses estabelecimentos e o segundo do país. Os principais produtos produzidos são café, frutas, leite, carnes (bovina, suína e de frango), milho e feijão.
No encontro em Divinópolis o governador falou sobre a importância do agronegócio para Minas e disse que é necessário valorizar os produtores mineiros. “Os números demonstram que no nosso governo o agro avançou, com o aumento da produção e exportação. Eu tenho consciência da importância do setor para o estado. Queremos mostrar que temos produtos diferenciados, como o café e o queijo que são reconhecidos internacionalmente. Estamos procurando junto com a Emater agregar valor no que é produzido em Minas”, comentou Zema.