Intenção da prefeitura é avaliar durabilidade e resistência do produto para levar a tecnologia a outras comunidades rurais do município
Em Pará de Minas, na região Centro-Oeste do estado, a prefeitura deu início aos testes com um tipo de asfalto ecológico. A tecnologia foi aplicada na estrada que dá acesso ao povoado de Limas, na zona rural da cidade. A terra foi tratada, passou por processo de homogeneização e compactação. A intenção do município e levar a novidade a outros locais.
De acordo com a prefeitura, equipes do município estiveram no Paraná, onde fica a sede da empresa responsável pela aplicação do asfalto ecológico, e conheceram de perto o funcionamento da técnica. “Este produto inova o conceito de estradas rurais. Na visita nós analisamos a aplicação e o resultado do produto. Lá, nos surpreendemos com a rigidez e a manutenção do asfalto”, explica o prefeito Elias Diniz.
O asfalto ecológico usa a própria terra da estrada, que é misturada a produtos específicos e, em seguida, compactada. A tecnologia promete maior durabilidade e mais condições de tráfego, já que não há formação de lama e buracos, mesmo em épocas de chuva. Nazem Bufrem Júnior, diretor da empresa responsável pelo teste, explica que o produto superconcentrado usado para compactar a terra não causa impactos ao meio ambiente. “A função dele é aglutinar os grãos, eliminar os vazios, dar resistência e impermeabilizar. É ecologicamente correto. Já foi aplicado em diversas cidades do Brasil, com excelentes resultados. E, com a equipe da Secretaria de Obras que temos aqui em Pará de Minas, as chances de dar certo são enormes”, diz Nazem.
O asfalto ecológico já está sendo utilizado em outros estados do país e começou, recentemente, a ser testado também em Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Minas. A técnica promete diminuir as manutenções nas estradas, gerando economia aos cofres públicos. Com apenas um litro do produto é possível impermeabilizar 150m².
Com o asfalto ecológico, há menos poeira e erosão, e a técnica também promete acabar com os problemas causados pela chuva, como lama e buracos, melhorando a capacidade de escoamento da produção agrícola e facilitando o acesso às comunidades. “Nós temos em Pará de Minas praticamente 1800 quilômetros de estradas rurais, sendo utilizadas diariamente por uma grande quantidade de pessoas. Claro que não vamos conseguir atender imediatamente a todas as comunidades, mas pretendemos estabelecer um programa e implantá-lo por etapas, em determinados trechos”, finaliza o prefeito.