Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
28º 14º

Resíduo orgânico da UFV vira adubo para ser aproveitado em hortas

Universidade pretende se tornar Zero Lixo

As sobras das refeições estão sendo coletadas e levadas para a composteira do campus (Foto: UFV)
Vivia de Lima
7 de abril de 2022
compartilhe

A distribuição de marmitex aos estudantes do campus Viçosa durante as atividades acadêmicas presenciais autorizadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) possibilitou que a UFV desse os primeiros passos num projeto que pretende ser amplo: o da compostagem de resíduo orgânico. Todos os dias, as sobras do café da manhã, almoço e jantar deixadas no Espaço Multiuso pelos estudantes estão sendo coletadas e levadas para a primeira composteira instalada no campus da UFV pela Divisão de Gerenciamento de Resíduos (DGS). Ali, viram adubo para ser aproveitado nas hortas da Universidade. “É o fechamento do ciclo de resíduo orgânico”, como explica Nina Rosa Fernanda Diniz, que integra a equipe da DGS.

Com a compostagem das sobras dos marmitex, tem sido possível entender melhor as etapas e técnicas relacionadas a este processo e ganhar eficiência para colocar em prática ações que, em breve, serão anunciadas pela Universidade. Algumas delas farão parte dos eventos que a UFV está preparando para a Semana de Compostagem, que acontecerá de 1º a 7 de maio em todo o país. A ideia é envolver ainda mais a comunidade universitária na coleta de resíduos orgânicos que, segundo Nina, responde por cerca de 40% do lixo do campus Viçosa em épocas normais de funcionamento. “É a primeira vez que a UFV dá atenção para o seu resíduo orgânico e tem alguém para lidar especificamente com ele”, conta Nina, destacando o papel do auxiliar de agropecuária Adalberto Cardoso Apolinário, especialmente designado para a tarefa.

Universidade Lixo Zero

Com essas ações, a UFV avança para se tornar uma “Universidade Lixo Zero”. Esse é um dos vários objetivos do Programa UFV + Sustentável, capitaneado pela Diretoria de Meio Ambiente. No caso dos resíduos, a DGS procura auxiliar o máximo em todas as frentes possíveis para que sejam reciclados. A mais recente colaboração está relacionada ao Supermercado Escola, que ampliou a sua participação no projeto Coleta Seletiva Solidária da UFV, criando o Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Em um trabalho conjunto com a DGS, o supermercado instalou, na lateral de seu prédio, um residuário para o descarte de papel, plástico, vidro e metal, para serem destinados à Acamare.

Há ainda um residuário específico para lâmpadas fluorescentes, cujo mercúrio de sua composição pode contaminar seres humanos e animais, bem como solo, ar e água. Este residuário também recebe baterias e pilhas usadas, produtos incluídos no sistema nacional de logística reversa. Sem custos para os geradores, elas vão para empresas especializadas que as transformam novamente em matéria-prima e/ou energia. Também no PEV do supermercado há a coleta de óleo de cozinha usado que é comercializado para uma empresa de Viçosa. Os recursos obtidos são revertidos em ações de assistência estudantil pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.

compartilhe