Projeto contou com o apoio da Emater e vai beneficiar dezenas de piscicultores da Represa de Três Marias, na região Central do Estado
Foi inaugurado o primeiro entreposto de pescado familiar de Minas Gerais com Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) em nome de pessoa física. A estrutura fica no Distrito de São José do Buriti, em Felixlândia, região Central do Estado, próximo à Represa de Três Marias. O “Cheloni Peixe e Cia” pode beneficiar mil quilos de peixe por dia, o que vai ampliar as possibilidades de negócios para os piscicultores do local.
A criação do entreposto contou com apoio da Emater-MG. A estrutura é um pequeno frigorífico, com sala de processamento, câmara fria, equipamentos para embalagem do peixe a vácuo, entre outros itens. A estruturação do projeto levou quatro anos. “Foram inúmeras reuniões, diversas vistorias e a elaboração de estratégias para superar os obstáculos decorrentes das exigências da legislação sanitária e do alto custo de implantação do entreposto”, afirma Eli Dias Junior, engenheiro agrônomo extensionista local da Emater.
A inauguração do entreposto deve movimentar a economia da região e os impactos positivos devem ser percebidos, principalmente, na piscicultura. “O negócio deve gerar melhorias na comercialização de pescado da região, inclusive no mercado institucional, levando um alimento de qualidade para as escolas e demais consumidores locais”, destaca Eli. Felixlândia é o segundo maior município produtor de tilápias no estado, chegando a quatro mil toneladas de peixe por ano.