As empresas interessadas em levar as inovações tecnológicas podem entrar em contato com o instituto
O Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Machado (IFSuldeMinas) têm desenvolvido projetos tecnológicos junto a empresas para facilitar a vida do produtor rural. Por ano são desenvolvidos de dois a quatro projetos entre equipamentos, implementos e insumos voltados à cafeicultura.
Entre as invenções, um drone capaz de avaliar a qualidade da água dos tanques de decantação das fazendas produtoras do grão, um torrador de café movido a energia e um sistema de secagem do grão. Leandro Carlo Paiva, diretor do Polo de Inovação, explica que uma empresa de Belo Horizonte já encomendou o projeto do drone desenvolvido dentro do campus.
“A empresa pediu uma tecnologia que pudesse avaliar a qualidade da água de forma automática. Foi aí que pensamos em desenvolver esse drone, capaz de percorrer toda a lavoura de decantação, fazer as medições da área, da quantidade de água e qualidade. Essas informações são enviadas para um relatório e entregues ao produtor”, conclui Leandro.
O torrador de café movido a energia tem capacidade para armazenar 1 kg de café e conta com vários benefícios, como o baixo custo comparado a outros torradores a gás – a economia é de até um terço – e a praticidade em poder transportá-lo para qualquer lugar.
O sistema de secagem do café possibilita processar o grão e trabalhar a taxa certa de secagem, promovendo descansos adequados de cafés naturais, cereja descascado, fermentado, verde e de varrição.
O diretor do polo ressalta que as empresas interessadas em promover tecnologia visitem o campus do IFSuldeMinas em Machado, localizado às margens da Rodovia Machado – Paraguaçu, km 3 – Bairro Santo Antônio.