Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Frio pode provocar prejuízos em lavouras de grãos, frutas e hortaliças

Meteorologistas chamam atenção para a possibilidade de geadas no Centro-Sul do país, o que pode causar prejuízos aos agricultores

Frio pode causar problemas nas lavouras de café. (Foto: Erasmo Pereira)
Ricardo Miranda
20 de maio de 2022
compartilhe

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, reforçou o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia sobre a onda de frio que atinge Minas Gerais e boa parte da região Centro-Sul do país. O possibilidade de geada preocupa agricultores e pode afetar cultivos de grãos, como milho e feijão, que estão em fases sensíveis do desenvolvimento. O Mapa destaca que a produção de hortaliças, frutas, além do café e cana de açúcar, também podem ser prejudicadas pelas baixas temperaturas.

Meteorologistas alertam para possibilidade de formação de geada em Minas. (Foto: Inmet)

O Instituto Nacional de Meteorologia afirma que a queda brusca da temperatura em algumas regiões, e ocorrência de geada, pode levar ao registro da temperatura letal, quando o frio provoca danos graves e irreversíveis à agricultura. A Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, divulga um monitoramento semanal das condições da lavoura, apontando os impactos do clima nas plantações.

Prejuízos aos agricultores

O frio e a geada são preocupações para os produtores rurais, principalmente os que trabalham com culturas poucas resistentes às baixas temperaturas. No caso do milho, por exemplo, temperaturas abaixo de 2ºC durante a fase de florescimento podem prejudicar a cultura. Assim como nas lavouras de feijão, quando os termômetros chegam a 1ºC.

O café é um tipo de cultura pouco tolerante ao frio. Temperaturas abaixo dos 0ºC podem provocar danos parciais ou totais às plantas. No caso das bananas, são registrados danos nas folhas e problemas na formação dos frutos quando a temperatura chega aos 4ºC.
Situação semelhante acontece no plantio de hortaliças. As baixas temperaturas, acompanhada de ventos e geadas, podem atrapalhar a produção de diferentes culturas, gerando prejuízos aos agricultores. Por isso, a recomendação do Mapa é que os produtores adotem as medidas de proteção possíveis.

compartilhe