Cooperativa de agricultura familiar faz análise sobre os desafios de 2021 e já traça planos para o ano que vem
A Cooperativa de Agricultores Familiares (Cooprafrad) de Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, faz um balanço positivo em relação ao desempenho do setor em 2021. A estimativa é fechar o ano com crescimento de 15% nas vendas dos produtos, principalmente graças ao bom desempenho do plantio de feijão.
A Coopafrad reúne 130 cooperados e é voltada, principalmente, para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. Em 2021, com as aulas presenciais suspensas durante a maior parte do ano, por conta da pandemia, os agricultores sentiram o impacto. Além disso, de acordo com os cooperados, houve redução na colheita de várias culturas, principalmente de folhosos, como couve, alface e cebolinha.
Apesar disso a cooperativa diz que, apostando em outras formas de comercialização dos produtos, o ano de 2021 fecha com o setor em crescimento. Adriana Silva, diretora da Cooprafad, explica ainda que o bom momento deve continuar em 2022. Para o ano que vem a Cooprafad espera colocar em funcionamento um centro de distribuição da produção, para escoar a produção dos cooperados. A estrutura serviria para atender consumidores locais e regionais.
Adriana gravou um vídeo fazendo um balanço da agricultura familiar de Divinópolis em 2021 e comentando a expectativa para 2022.