Iniciativa beneficiou 100 famílias do município de Rodeiro assistidas por Centro de Referência de Assistência Social
Cem kist com alimentos produzidos por agricultores familiares foram entregues à pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação é uma iniciativa conjunta entre a Emater-MG e a prefeitura de Rodeiro, na Zona da Mata mineira. Os alimentos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e doados às famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Asilo São Vicente de Paulo. O kit continha 15 tipos diferentes de frutas e legumes. Tudo produzido pela agricultura familiar.
Maria de Lourdes Rodrigues, uma das assistidas pelo Cras, recebeu um dos kits. Ela mora sozinha, está desempregada e enfrenta alguns problemas de saúde. “Eu estou muito feliz porque chegou na hora certa, na hora que eu mais preciso. Então eu agradeço muito”, diz. A secretária municipal de Assistência Social, Bruna de Queiroz Pereira, disse que a ação é fundamental para a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social e que as cestas são entregues seguindo o protocolo de prevenção à covid-19. “Todos com uso de máscara e álcool. Além do aconselhamento sobre a higienização dos alimentos por parte das famílias.”
“O PAA é muito importante. É um programa do governo que chega direto para os produtores e garante preço e quantidade de entrega. O produtor produz e uma parte daquele produto já está destinada. Isso é muito importante para o produtor, que começa a fazer metas na programação anual”, diz Ulimar.
O contrato para que os produtores forneçam alimentos pelo PAA tem duração de um ano. Para o extensionista da Emater-MG Cristiano Gomide Galvão, o programa representa garantia de comercialização dos agricultores familiares, principalmente neste momento de pandemia e “ainda proporciona alimentos saudáveis na mesa das famílias em vulnerabilidade social”.