O motivo da menção foi a medalha de ouro conquistada pelo vinho no Brazil Wine Challenge de 2020
O Vinho Syrah produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) recebeu novas congratulações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O motivo da menção foi a medalha de ouro conquistada pelo vinho no Brazil Wine Challenge de 2020. O concurso possui a chancela da Organização Internacional do Vinho e da Vinha (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
Na ocasião, foi a primeira vez que a Epamig participou de concursos de qualidade de vinho. A bebida premiada foi produzida com uvas colhidas em 2018. O produto foi engarrafado no segundo semestre de 2019. As características da bebida medalhista foram coloração vermelho rubi, límpida, brilhante, frutada e com notas de especiarias e leve couro. Na boca, é um vinho macio, com boa estrutura, taninos maduros, acidez agradável, bom corpo e potencial para envelhecimento.
Em Caldas, no Sul de Minas, a Epamig começou a produzir vinhos Syrah da categoria Gran Reserva, linha inédita de produtos. A decisão foi tomada após constatarem que a safra de uvas colhidas em agosto de 2021 possuía características e qualidades superiores para originar vinhos mais elaborados. Segundo a legislação brasileira, para ser enquadrado na categoria Gran Reserva o vinho precisa envelhecer por, pelo menos, 18 meses.
Há cerca de 20 anos, o Núcleo Tecnológico de Uva e Vinho da Epamig em Caldas implantou a tecnologia da dupla poda, que consiste na inversão do ciclo produtivo da videira, que altera para o inverno o período de colheita das uvas destinadas à produção de vinhos. O método consiste, ainda, na realização de duas podas, uma de formação dos ramos no mês de agosto, e outra de produção no mês de janeiro.