O estudo é resultado de uma tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Entomologia da universidade
Um artigo publicado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na revista internacional Environmental Pollution aponta que a contaminação do solo com chumbo afeta negativamente a comunidade de insetos das plantas.
O estudo intitulado “Soil contamination with permissible levels of lead negatively affects the community of plant-associated insects: A case of study with kale”, traduzido para o português “A contaminação do solo com níveis permissíveis de chumbo afeta negativamente a comunidade de insetos associados a plantas: um caso de estudo com couve”, é resultado de uma tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Entomologia da UFLA.
Usando uma couve, o objetivo do experimento foi entender quais seriam os impactos que alguns poluentes possuem na cadeia alimentar, especificamente, focando os insetos, tanto os biocontroladores quanto os que se tornam pragas. Foram preparados dez vasos para cada tratamento: os pesquisadores contaminaram vasos com níveis diferentes, tudo de maneira controlada e utilizando níveis permitidos para o solo residencial. Após as pragas e também os biocontroladores surgirem, observou-se que, conforme aumentava o nível de contaminação do solo, dentro dos níveis permitidos pela legislação brasileira, os insetos presentes na parte aérea das plantas sumiam.
Os pesquisadores explicam que escolheram a couve por se tratar de uma planta de rápido desenvolvimento, possui uma comunidade diversificada de insetos e é altamente consumida seja no meio rural e urbano. Estudos também comprovaram que a couve absorve metais pesados do solo.