Cerca de 150 produtores rurais participaram da 17ª edição do Dia de Campo de Olivicultura e da 7ª edição da Mostra Tecnológica de Olivicultura
A primeira parte do Azeitech, evento que reúne a cadeia da olivicultura da Mantiqueira para transferência de tecnologias, mostras tecnológicas e debates técnicos, aconteceu de forma presencial no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Maria da Fé, no Sul de Minas.
Ao todo, cerca de 150 produtores rurais participaram da 17ª edição do Dia de Campo de Olivicultura e da 7ª edição da Mostra Tecnológica de Olivicultura. Os temas abordados durante as dinâmicas foram o cultivo das oliveiras, poda e ponto de colheita das azeitonas.
“Com esses temas é possível mostrar um pouco dos ciclos necessários para a produção de azeite. A continuação da sequência, que seria a extração, a filtragem e o envase, também pode ser conferida no Campo Experimental de Maria da Fé. Inclusive, esse é um serviço oferecido pela Epamig em sistema de incubadora”, disse o coordenador do Programa de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira.
Na Fazenda Santa Helena, a produtora Rosana Chiavassa tem 5700 pés de oliveira plantados, onde cultiva o Azeite Monasto, que alcançou prêmios internacionais. Rosana precisou aprender sobre equipamentos, adubos, material para colheita e pensar em marca, rótulos, garrafinhas.
“Desde a concepção do projeto queria algo diferente. Escolhi uma garrafa que não é convencional para azeites. Optei por um nome forte, místico e não feminino, diferenciando de grande parte dos azeites produzidos aqui na Mantiqueira. Cerquei-me de uma equipe extremamente qualificada”, contou a produtora.
A segunda parte do Azeitech vai acontecer de forma virtual entre os dias 21 e 23 de junho pelo site www.azeitech.com.br. Painéis temáticos virtuais, ao vivo, com discussões sobre produção, mercado, consumo e qualidade dos azeites contarão com a participação de profissionais e especialistas do Brasil e de diversas partes do mundo.