Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,24
Dólar R$ 4,80
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 10º

Azeites da Serra da Mantiqueira conquistam medalha concurso internacional

Resultados do Brazil International Olive Oil Competition foram divulgados no final de agosto

Azeites da Serra da Mantiqueira se destacam pelo sabor, frescor e aroma (Foto: Maria Eduarda Rocha Antônio).
Vivia de Lima
6 de setembro de 2021
compartilhe

As marcas de azeite mineiras Vertentes, de Andrelândia, e Olivais Gamarra, de Baependi foram destaque no Brazil International Olive Oil Competition 2021. O concurso reuniu além dos produtos nacionais, azeites de países da América Sul, da América do Norte e da Europa. A lista de medalhistas tem ainda azeites produzidos nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O Azeite Vertentes consta no Top 10 do Concurso e conquistou medalha de ouro, já o Azeite Gamarra conquistou a medalha de prata. “Passar por um júri de concurso e levar uma medalha é a prova que estamos fazendo o nosso trabalho direitinho, que estamos no caminho certo”, destaca a olivicultora Vanessa Bianco, da Olivais Gamarra.  Os azeites Gamarra se dá em dois olivais, que totalizam 8,5 hectares, onde são cultivadas as variedades Arbequina, Koroneiki, Grappolo e Maria da Fé. Ela acredita que o trabalho minucioso, do plantio das mudas até rotulagem são fundamentais para o sucesso dos azeites da marca, que vêm recebendo prêmios em concursos por três anos consecutivos.

Na Serra da Mantiqueira

O diretor de marketing dos azeites Vertentes, Raul Moraes, disse que “o esforço de produzir azeites em uma terra que se distancia de locais tradicionais de cultivo vem surpreendendo jurados com paladares bem complexos. Receber as medalhas é um atestado desse esforço”.

Os azeites da Serra da Mantiqueira, já há alguns anos, têm despertado interesse dos consumidores pelo frescor, sabor e notas específicas. O cultivo de oliveiras na região vem sendo estudado pela EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) desde a década de 1970. Em 2008, a Empresa foi responsável pela extração pioneira de azeite extravirgem no Brasil.

compartilhe