Na região Centro-Oeste do estado várias cidades estão em situação de emergência por causa dos problemas causados pela chuva
Em Bom Despacho, na região Centro-Oeste do estado, a prefeitura está contabilizando os prejuízos causados pela chuva. O município decretou situação de emergência e afirma que, em três meses, choveu mais de 1 trilhão de litros d´água na cidade, o que provocou inúmeros problemas. Na agricultura, parte da produção de milho e de leite foi perdida.
De acordo com a prefeitura, na zona rural da cidade várias estradas estão intransitáveis, pontes caíram e alguns locais ficaram isolados. Os agricultores já estão enfrentando dificuldade para escoar a produção. A expectativa é que a trégua na chuva ajude a secar o solo, evitando novos deslizamentos. Com o decreto de situação de emergência, o município espera iniciar os reparos o quanto antes.
“Estamos enfrentando um cenário crítico. As estradas rurais estão intransitáveis, pontes obstruídas, lavouras inundadas. Isso tem impossibilitado o transporte de leite nas fazendas. O prejuízo é incalculável!”, destaca Leanderson Rever, agrônomo da Prefeitura de Bom Despacho.
O produtor Cláudio José da Silva estima que o prejuízo na propriedade dele passe de R$ 100 mil. Com os problemas para escoar a produção foi preciso descartar 2 mil litros de leite. Além disso, 8 hectares de plantação de milho foram perdidos.
A prefeitura de Bom Despacho ainda estuda uma possibilidade de minimizar os impactos à agricultura. “Para reverter esta situação estamos levantando os prejuízos. Após este passo vamos criar um plano para apoiar as famílias e produtores da zona rural de Bom Despacho”, explica Leanderson.