Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
23º

Conab prevê produção de 308 milhões de toneladas de grãos em 2023

O dado faz parte das Perspectivas para a Agropecuária Safra 2022/23

A produção corresponde a mais de 90% da produção brasileira de grãos (Foto: Mapa).
Vivia de Lima
27 de agosto de 2022
compartilhe

A produção brasileira de grãos deve chegar a  308 milhões de toneladas na safra 2022/23. É o que apontam as primeiras projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a temporada, divulgadas nesta semana.  Segundo a entidade, o resultado será impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho dos mercados de milho, soja, arroz, feijão e algodão. A produção total destes cinco principais produtos cultivados no país, correspondem a mais de 90% da produção brasileira de grãos, está estimada em 294,3 milhões de toneladas. “Apesar do aumento nos custos de produção, as culturas ainda apresentam boa liquidez e rentabilidade para o produtor brasileiro”, afirmou o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, reforçou o protagonismo do país na produção mundial de alimentos. “Se o Brasil parar de produzir, o mundo passa fome. O mundo não vai passar fome, pois o Brasil está produzindo e vai produzir, como mostram os números”.

Recuperação em relação a 2021

A produtividade do ciclo 2022/23 deve apresentar recuperação em relação a atual safra após os problemas climáticos registrados nos estados do Sul do país e em parte do Mato Grosso do Sul. Com a melhora esperada na produtividade, a Conab estima que a maior disponibilidade do grão deve propiciar exportações na ordem de 92 milhões de toneladas, aumento de 22,2% em relação à safra 2021/22, um recorde para a cultura.

compartilhe