Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Conexão 5G vai beneficiar agricultores de Uberaba, no Triângulo

Conexão vai revolucionar trabalho no campo, possibilitando uso de dispositivos e tecnologias para facilitar o trabalho dos agricultores

Brasil já tem outras antenas 5G instaladas pelo país. (Foto: Guilherme Martimon/Mapa)
Ricardo Miranda
5 de dezembro de 2021
compartilhe

Foi inaugurada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, uma antena de conexão 5G. O trabalho é uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério das Comunicações. A tecnologia vai possibilitar melhorias e o uso de novos dispositivos pelos agricultores.

Fábio Faria, Ministro das Comunicações, durante lançamento em Uberaba. (Foto: Sibelle Andrade / Mapa)

A antena inaugurada em Uberaba é a primeira a ser testada após o leilão da nova geração de rede de internet móvel no Brasil. “O agro brasileiro, com a tecnologia 5G, vai mostrar para o mundo que não faz desmatamento ilegal e que podemos duplicar nossa produção para ajudar o mundo, sem precisar de um hectare sequer a mais do que já utilizamos hoje. É uma atividade, hoje, fundamental e essencial”, defendeu o ministro das comunicações, Fábio Faria.

Tecnologia para a agricultura

A inauguração da antena e chegada da conexão 5G a Uberaba vai possibilitar muitos avanços para a agricultura da região, levando em conta as características específicas da conexão no meio rural.

Conexão 5G vai levar novas tecnologias ao campo. (Foto: Mapa)

O 5G oferece uma conexão de altíssima potência e velocidade, com mais estabilidade de sinal. Com isso, os produtores rurais passam a ter a possibilidade de usar dispositivos como drones e sensores para transmitir dados em tempo real.

Além disso, o chamado “agro 5G” podem contar com sistemas operacionais de irrigação, monitoramento de lavouras, veículos autônomos e até acessórios para registrar e monitorar o comportamento de animais. “O Brasil tem a responsabilidade de alimentar o mundo e isso significa produzir. A população do mundo cresce de forma vertiginosa e, em 2050, teremos 9 bilhões de pessoas vivendo no mundo. A produção do Brasil tem essa responsabilidade de suprir toda essa população que vem por aí. O agro brasileiro tem capacidade para isso e o 5G será a cereja do bolo”, declarou o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, que participou do evento.

 

compartilhe