Os resíduos ajudam na ciclagem de carbono e nitrogênio no solo por meio da decomposição
Preocupada com as condições socioambientais, a Cooxupé (Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé) firmou uma parceria com a Cultivar Associação Ambiental para o reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Os resíduos ajudam na ciclagem de carbono e nitrogênio no solo por meio da decomposição. Mas se manejados de forma inadequada, levam a problemas ambientais, já que o ‘chorume’ é altamente poluente, podendo contaminar o solo e águas subterrâneas.
“Houve um estudo da parte da Cooxupé para viabilizar e melhorar todos os aspectos. Na torrefação, por exemplo, temos essa parte de resíduos. E com a parceria, conseguimos reduzir e melhorar a destinação desses materiais que sobram, facilitando o nosso trabalho e deixando a área de torrefação mais organizada”, disse o Supervisor de Torrefação da Cooxupé, Lázaro Paulino.
A iniciativa está em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas metas foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) onde há um tópico no que se refere ao “Consumo e Produção Responsáveis”.
O trabalho é feito em todas unidades da Cooxupé nos municípios de Guaxupé e Monte Carmelo. Nesses locais, a Associação disponibiliza caçambas para disposição do composto orgânico e coleta do material. Na sequência, é transformado em adubo orgânico (adubo organomineral).