A associação vai atender as regiões do Sul de Minas e Média Mogiana
A produção agrícola acompanha o crescimento populacional, por isso, o grande desafio para o setor é alimentar os povos e ser ambientalmente correta e economicamente viável. No setor cafeeiro, no entanto, a área de café diminuiu e a produção aumentou, aponta um levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O uso de defensivos agrícolas auxilia nesse cenário, já que garante o controle de pragas e doenças que podem prejudicar a lavoura e a saúde das plantas quando aplicado de forma adequada. Alguns cuidados devem ser tomados, como a embalagem de armazenamento ser descartada de forma que não cause impacto ao meio ambiente.
Preocupada, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé) firmou um convênio neste ano com a APAMIG (Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais) a fim de aprimorar o sistema de recebimento e destinação das embalagens. A associação ficará responsável pelo recebimento itinerante dos núcleos, filiais e unidades da Cooxupé, atendendo as regiões do Sul de Minas e Média Mogiana.
A lei nº 7802 estabelece diretivas para questões voltadas aos defensivos, dispondo sobre pesquisa, experimentação, produção, embalagem e rotulagem, transporte, o armazenamento, comercialização, propaganda comercial, utilização, importação e exportação, destino final dos resíduos e embalagens, registro, classificação, controle, inspeção e fiscalização dos produtos, seus componentes e afins.