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Exportação do Brasil ao mercado árabe cresce 55%

O país teve aumento nas vendas de vários produtos agrícolas aos países árabes em janeiro, como milho, açúcar, carne bovina e carne de frango

Caminhão carregado
Todos os indicadores de comércio do Brasil com os árabes tiveram alta em janeiro. (Foto: Anba)
Washington Bonifácio
1 de março de 2022
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As exportações do Brasil para os países árabes aumentaram 55% em receita em janeiro em comparação ao mesmo mês em 2021, segundo informações do Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (Anba), com base em dados do governo federal. Os principais produtos vendidos foram do agronegócio e o aumento das vendas do setor impulsionou os embarques à região.

No total, o Brasil faturou US$ 1,33 bilhão com exportações ao mercado árabe, no primeiro mês deste ano. O milho respondeu por US$ 230,7 milhões e teve alta de 60,9% nas exportações, em relação a janeiro do ano passado. O minério de ferro foi o segundo produto mais vendido, com US$ 193 milhões e queda de 2,5%. O minério foi o único produto, entre os cinco principais da pauta, com diminuição na comercialização.

Carnes

A carne de frango foi o terceiro produto que o Brasil mais vendeu aos árabes, com receita de US$ 191,7 milhões e aumento de 27,5% sobre janeiro de 2021. Em quarto lugar ficou o açúcar, com US$ 178 milhões e crescimento de 29,7%. Em quinto no ranking ficou a carne bovina, com US$ 126,7 milhões e aumento de 181%. O aumento da exportação de carne foi impulsionado pelas compras do Egito.

O Departamento de Inteligência de Mercado ressaltou que todos os indicadores do comércio do Brasil com os árabes tiveram alta em janeiro. As importações de produtos árabes pelo Brasil avançaram 134%, a corrente comercial cresceu 77%, para US$ 2,1 bilhões, e superávit que o Brasil obteve subiu 6,3% e ficou em US$ 566 milhões.

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