Alunos de várias idades podem participar do curso; ideia é tornar os alunos multiplicadores de conhecimento
“Nunca tinha tido contato com jardinagem e paisagismo e estou achando interessante. Cuidar da natureza é uma das coisas mais importantes pois nela estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência”, o relato é da Alice Rodrigues, aluna que participa da terceira edição do projeto Horto Jovem.
Incentivar a conscientização ambiental por meio do ensino profissionalizante de jardinagem, paisagismo e do contato direto com a natureza. Essa é a proposta do projeto Horto Jovem, que chega à terceira turma em fevereiro. Os encontros do Projeto Horto Jovem são realizados duas vezes por semana no viveiro de mudas mantido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com atividades realizadas também em praças públicas. Nesta edição, o projeto conta com 23 alunos do ensino fundamental das escolas estaduais Gabriel Arcanjo de Mendonça e Oswaldo Cruz e das escolas municipais Dr. Augusto Glória e Três Maria, além do Colégio Apoio.
Ao serem apresentados ao programa, os jovens recebem também uma apostila com informações sobre produção de mudas e jardinagem, uma mochila confeccionada com material reciclável, luvas, protetor solar e um avental para as atividades em campo ministradas por técnicos do IEF. “Além de ensinar sobre produção de mudas, jardinagem e plantio de árvores, trabalhamos também a educação ambiental de forma mais ampla, com ações relacionadas à reciclagem, reuso de materiais e coleta seletiva. Este ano, iniciamos também uma atividade de reciclagem para os alunos desenvolverem em suas casas e comunidades”, explica a analista ambiental do IEF, Vanda Leite, uma das responsáveis pelo projeto. Alguns alunos, inclusive, podem estender e multiplicar o conhecimento para seus familiares que são produtores rurais de mudas.
A iniciativa, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a prefeitura de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, já levou educação ambiental e cultura sustentável a cerca de 70 estudantes das redes pública e particular de ensino do município. s alunos participantes são selecionados a partir do projeto “Ação Jovem”, promovido pela prefeitura do município, para a formação profissionalizante aos jovens da região e, em seguida, encaminhá-los ao mercado de trabalho.