Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Belo Horizonte
25º

IMA orienta sobre regularização da produção de galinhas poedeiras

Ação destaca a regularização da criação de galinhas poedeiras, entre outras exigências da legislação

Objetivo de ampliar a qualidade e valorizar a produção (Foto: PJF).
Vivia de Lima
20 de maio de 2022
compartilhe

O IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) orienta produtores sobre a regularização da criação de galinhas poedeiras e entreposto de ovos. Com a realização do evento Dia de Campo em avicultura de pequena escala, o instituto também divulga o Programa Certifica Minas e promove a integração entre agricultores, extensionistas da Emater-MG e fiscais do IMA.

O Dia de Campo teve a participação de 58 pessoas no auditório da UFV/Campus Florestal. Eles tiveram acesso as explicações sobre a sanidade avícola, Programa Certifica Minas e regularização de entreposto de ovos. O módulo prático foi realizado no Sítio da Santinha, zona rural da localidade de Ribeirão do Ouro, em visita um empreendimento avícola em pequena escala registrado pelo Programa de Sanidade Avícola.

“Alinhamos informações técnicas com o pequeno produtor, que é o elo mais importante da cadeia produtiva, além de trocar conhecimentos com extensionistas da Emater-MG e fiscais do IMA. Todos tiveram oportunidade de conhecer diversos fatores que envolvem a regularização. É possível regularizar e ter a tranquilidade de colocar um produto de qualidade na mesa dos consumidores”, analisou o  chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim.

Defesa Sanitária Animal

Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola, a médica veterinária do IMA, Izabella Hergot, lembrou que Minas é referência no desenvolvimento de ações de defesa sanitária voltadas para a avicultura. “As granjas precisam cumprir corretamente os quesitos socioambientais e higiênico-sanitárias exigidos. Do manejo sanitário à alimentação, as regras são claras e bem definidas”, explicou.

Na Defesa Sanitária Animal, seguindo o exemplo da avicultura industrial de grande porte, produtores de pequena escala de Minas Gerais responsáveis por granjas comerciais de postura e de corte com até mil aves alojadas se destacaram nos últimos anos por adotarem a biosseguridade nos estabelecimentos.  “O IMA tem dado atenção especial a esses avicultores que, assim como os de grande porte da indústria, são fundamentais para o fortalecimento da avicultura mineira. E, obtendo o registro, os avicultores podem solicitar voluntariamente as auditorias da certificação”, reforçou.

O produtor pode enviar suas dúvidas sobre registro de granja, entreposto de ovos e certificação de granja caipira para o e-mail do escritório do IMA de sua região. Veja aqui.

compartilhe