Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Governo habilita 5 empresas para exportação de polpa cítrica para a China

A autorização para o início das exportações de polpa cítrica havia sido oficializada com a assinatura do protocolo de exportação

(Foto: Pixabay)
Vivia de Lima
19 de novembro de 2022
compartilhe

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou à Administração Geral de Alfândegas da China uma lista contendo as cinco primeiras empresas habilitadas para exportação de polpa cítrica ao país asiático. A polpa cítrica é o subproduto obtido da extração do suco pela indústria e é matéria-prima para alimentação animal, obtida após prensagens dos frutos e depois usada na alimentação animal.

A autorização para o início das exportações de polpa cítrica havia sido oficializada com a assinatura do protocolo de exportação, em que foram definidas as recomendações e os procedimentos a serem adotados pelas empresas para envio do produto. O que faltava para liberar os embarques era a habilitação pelo Mapa das empresas exportadoras. “A exportação desse produto vem sendo negociada desde 2017 e neste ano com a assinatura do protocolo o mercado foi aberto para o setor. Agora as empresas habilitadas poderão embarcar seus produtos à medida que os chineses demandarem”, relata o coordenador de Qualidade Vegetal, Hugo Caruso.

Na época das negociações estimava-se uma demanda inicial de 200 mil toneladas por ano de polpa cítrica para alimentação de gado leiteiro. O país asiático é desde 2019 um grande produtor mundial de leite, com produção de 31 milhões de toneladas desse alimento. “Com o crescimento do setor leiteiro da China, a demanda de produtos para alimentação desses animais aumentou, sendo a polpa cítrica uma possível fonte. A assinatura do protocolo representa uma boa oportunidade para o Brasil, que poderá atender o mercado chinês”, disse Caruso.

compartilhe