Lambari está localizado na área geográfica da Mantiqueira de Minas, famoso pela produção de cafés especiais
Terminou nesta quinta-feira (28), a Feira dos Fornecedores da Cadeia Produtiva do Café (Forcafé), em Lambari, no Sul de Minas. Segundo a organização, a feira recebeu mais de 4 mil visitantes. O município está localizado na área geográfica da Mantiqueira de Minas, conhecida pela produção de cafés especiais.
Durante o evento, a Emater-MG manteve um espaço para divulgação de produtos feitos à base de café e do artesanato de agricultores assistidos pelos extensionistas. A instituição apresentou a palestra “Cafés especiais, pessoas especiais”.
“Os produtores que optam pela produção de cafés especiais, geralmente são diferenciados. A maior parte deles possui algum tipo de certificação que serve para ter rastreabilidade. Também adotam boas práticas agrícolas e prezam questões ambientais e sociais. Os consumidores valorizam origem, história e exigem rastreabilidade. Enfim, são cafés produzidos em propriedades diferenciadas, sejam elas pequenas ou grandes”, comentou o coordenador técnico estadual da empresa, Sérgio Regina.
Primeiro produtor de café do país, com produção de 22,1 milhões de sacas e uma área 1,3 milhão de hectares de plantio, a atividade cafeeira está presente em 451 municípios. O estado trabalha com quatro regiões produtoras: Sul, Cerrado, Matas de Minas e Chapada de Minas. Em 2011, o território Mantiqueira de Minas foi reconhecido como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP). Já em 2020, a região também foi reconhecida como Denominação de Origem, outra modalidade de Indicação Geográfica.
Veja também: Forcafé 2022.