Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,85
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
24º 10º

Em 2023, safra mineira de café deve alcançar 27,5 milhões de sacas

Estado, maior produtor do grão, vai responder por aproximadamente 50% da safra nacional

(Foto: Reprodução Youtube/TV Alterosa Sul de Minas)
Guto Moreira
6 de fevereiro de 2023
compartilhe

O primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) demonstra que a safra mineira de café deve ser de 27,5 milhões de sacas em 2023, com crescimento de 25% na comparação com a safra passada. A área em produção está calculada em 1,1 milhão de hectares, aumento de 8,8%. Já a produtividade média prevista é de 24,8 sacas por hectare, registrando aumento de 15%.

Para o assessor especial de cafeicultura da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Julian Carvalho, mesmo sendo ano de bienalidade negativa, a previsão inicial sinaliza um desempenho superior a 2022, quebrando o ciclo de evolução da série, desde a safra 2001, quando a Conab começou a acompanhar a safra cafeeira no país.

“Em 2022, a produção foi afetada por adversidades climáticas, resultando em perdas de produtividade. Esta primeira estimativa aponta para uma recuperação da produtividade e aumento da área plantada, mas estes números poderão se alterar, principalmente em função de condições climáticas e dos tratos culturais das lavouras”, finaliza.

Minas Gerais, maior produtor do grão, vai responder por aproximadamente 50% da safra nacional, que deve atingir cerca de 55 milhões de sacas. A estimativa de produção para o Sul de Minas é de 13,2 milhões de sacas, com crescimento de 37%. A área em produção deve ser de 549 mil hectares, 10% superior à safra passada. A produtividade deverá crescer 24%, alcançando 24 sacas por hectare.

compartilhe