Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,80
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 10º

Emater-MG dá dicas de como preparar ceia para o fim de ano

Um bom planejamento da ceia deve começar nas compras, passando pelo preparo dos alimentos e terminando com o armazenamento

(Foto: k2photostudio/Fotolia)
Guto Moreira
23 de dezembro de 2022
compartilhe

Com o fim de ano se aproximam as comemorações de Natal e Ano Novo. Datas importantes para reunir a família e preparar os alimentos típicos das datas. Porém, alguns cuidados são extremamente importantes para garantir a segurança alimentar de todos.

Um bom planejamento da ceia deve começar já nas compras, passando pelo preparo correto dos alimentos e terminando com o armazenamento adequado das sobras.

“Como foi um costume introduzido pelos europeus no Brasil, muita gente usa castanhas na ceia, que é um produto comum por lá nessa época do ano. Mas podemos inovar com frutas frescas, ricas em micronutrientes e com preço mais em conta. Então na hora das compras pense na sua saúde e no seu bolso. Troque o peru e pernil por frango, o bacalhau pela tilápia. Faça o seu bolo de frutas caseiro e aproveite o momento para fazer receitas em família e propagar o espírito natalino”, orienta a nutricionista e técnica em Bem-estar Social do Plantão Técnico da Emater Minas, Samira Tanure.

A saúde é outro tópico que deve ser lembrado nesta época de comemorações, já que o índice de intoxicação alimentar aumenta e uma das causas é a higienização inadequada durante a preparação dos pratos.

“Um conceito básico, mas fundamental na preparação dos alimentos, é manter a higiene do manipulador e do ambiente no qual vai ser feito a preparação dos pratos. Antes de qualquer coisa, deve-se lavar as mãos primeiro. Os equipamentos, utensílios e superfícies também devem ser corretamente higienizados”, finaliza.

A Emater-MG orienta manter os alimentos sempre frescos. Os alimentos não devem permanecer em temperatura ambiente mais do que duas horas, por isso é melhor evitar preparar os pratos com antecipação.

compartilhe