Objetivo é reforçar incentivo a adoção de fontes sustentáveis de energia para proteger o meio ambiente e melhorar a criação das aves
Em São Sebastião do Oeste, na região Centro Oeste do Estado, uma das maiores empresas de avicultura do país atingiu, este mês, 60% de uso de energia solar nas granjas integradas. O objetivo desse aumento no consumo de energia renovável é estimular que os produtores parceiros sigam os princípios da sustentabilidade e melhoria do custo benefício na criação das aves.
O gasto com energia elétrica representa uma das maiores despesas para criadores de aves, já que a atividade demanda a utilização de muitos maquinários e equipamentos. Com essa despesa alta, o lucro dos avicultores tende a diminuir. A ideia da empresa de São Sebastião do Oeste, ao promover a utilização da energia solar, é diminuir os custos e aumentar a lucratividade, além de trazer benefícios para o meio ambiente.
Atualmente 187 galpões das granjas integradas da empresa fizeram a instalação das placas solares e já produzem energia. Renato Cardoso, gerente de Integração da Avivar, explica que o número traz benefícios para a avicultura, tornando a atividade cada vez mais sustentável. A meta é zerar os impactos ambientais nas regiões onde as granjas estão presentes. O uso de energia limpa deve aumentar ainda mais entre os produtores parceiros da empresa. “A Avivar trabalha constantemente para ter uma cadeia sustentável, sendo o uso de energia limpa nos parceiros integrados fundamental para o alinhamento da empresa aos aspectos ESG – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e de Governança)”, explica Jose Jeronimo, Gerente de Meio Ambiente da empresa.
A empresa de São Sebastião do Oeste segue, há alguns anos, o modelo de granjas integradas. Essa é uma forma de melhorar a cadeia produtiva de aves de cortes, gerando benefícios para pequenos produtores.
A parceria prevê o envio os pintinhos para criação, ração para o desenvolvimento das aves, além da assistência técnica e acompanhamento veterinário oferecidos pela empresa. Os produtores, por outro lado, ficam com a responsabilidade de criar os animais de forma adequada, seguindo todas as normas técnicas e de excelência para o desenvolvimento das aves. Assim, a empresa otimiza a cadeia de produção de aves e gera renda aos produtores rurais.