Falta de chuva é uma preocupação dos produtores rurais
Já tem mais de 150 dias que não chove, em Governador Valadares, no Leste do Estado. A cidade é uma das maiores da região e é para onde aflui maior parte da produção leiteira do Vale do Rio Doce. Só a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce atende quase 60 municípios do Leste, incluindo Mantena, que fica na divisa com o Espírito Santo.
Depois dos incêndios que destruíram pastagens e terrenos inteiros, a crise hídrica, no Leste do Estado, já é um dos assuntos mais comentados entre os produtores rurais. Os níveis nos principais reservatórios que abastecem as cidades estão baixos. O reflexo no campo é inevitável.
O baixo índice de precipitação no último período chuvoso, de outubro de 2020 a março de 2021, é considerado abaixo da média histórica em quase todo o Estado.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), informou que o principal reservatório que abastece Mantena chegou a um nível muito baixo. Com a falta das chuvas, a recomendação da instituição é para a população economizar água e evitar o desperdício.
A água já não está mais vertendo sobre as barragens da Serra Branca, Turvo e Córrego Frio, essas três que formam o sistema de captação utilizado pelo SAAE.
Desta forma, com a situação se agravando, e para evitar um possível racionamento, a direção do SAAE pediu para que a população evite lavar calçadas, carros, molhar a rua e outros procedimentos que podem agravar a distribuição de água, principalmente para aquelas famílias que moram nas partes mais altas da cidade.
Na zona rural a estiagem prolongada tem sacrificado as atividades dos produtores.