Todos os produtores de Salinas confirmaram presença do evento, que impulsionou os negócios do setor e movimentou a cidade
Salinas, no Norte de Minas, é conhecida como Capital Nacional na Cachaça. E, nos últimos dias, a cidade recebeu mais de 50 mil visitantes para participar do 19º Festival Mundial da Cachaça, um dos eventos mais tradicionais do setor. A festa movimentou os negócios e atraiu pessoas de todo o país.
O Festival é organizado pela Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça Salinas (APACS) em parceria com a prefeitura. Foram montados cerca de 90 estandes para receber todos os fabricantes da bebida da cidade. O evento aconteceu na chamada passarela da alegria. No festival, os visitantes puderam participar de degustações da bebida e conhecer de perto o trabalho artesanal dos alambiques.
O evento começou na sexta-feira e termina neste domingo (17). Ao longo de três dias, a organização promoveu um circuito de visitação aos alambiques, atividades às margens da barragem de salinas e ainda rodadas de negócios. A feira contou com exposição de equipamentos e insumos e atraiu também produtores de cachaça de outras partes do país. Ainda não foi divulgado um balanço sobre a movimentação financeira durante a festa, mas a previsão é passar de R$ 2 milhões.
O IFNM, Instituto Federal do Norte de Minas, um dos principais polos de ensino de tecnologia de produção da cachaça, sediou um ciclo de palestras sobre o tema. “O festival não é só um evento de produtores de cachaças, mas também de toda a população. Acredito que esta edição será a maior de todos os tempos”, concluiu o organizador do evento, Jardel Nogueira Silva.