O Corpo de Bombeiros registou 190 ocorrências de incêndios na região. Fazendas inteiras foram queimadas.
O Leste de Minas está em chamas. O período seco tem sido o combustível dos incêndios florestais. Segundo os bombeiros, neste ano, até o mês de julho, foram registradas 110 ocorrências. De agosto a setembro foram 71 casos, só em Governador Valadares. De forma geral, na região, foram 190 ocorrências de incêndios florestais.
Na tentativa de amenizar esses prejuízos com os incêndios e frear o fogo nas regiões rurais, a Prefeitura de Valadares, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Meio Ambiente, Tiro de Guerra, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Defesa Civil, Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), lançou uma campanha de prevenção aos incêndios florestais no município. Uma cartilha de combate a incêndio foi desenvolvida pelo grupo e será distribuída na zona rural. Durante o evento o prefeito falou sobre a importância da integração das forças de segurança nessa força tarefa.
Como desdobramento da Campanha de Combate a Incêndios, as entidades ambientais envolvidas vão promover ações nos distritos.
Confira a programação: