De acordo com a organização, 40 queijos foram classificados nas etapas regionais do concurso e disputam o título
Hoje (30/11) acontece a grande final do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA). O evento será na sede da Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. 40 queijos foram classificados nas etapas regionais e agora disputam o título.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) os 40 queijos classificados para a final se destacaram nas regiões produtoras e são legalizados junto ao IMA, Instituto mineiro de Agropecuária, ou serviços oficiais de inspeção. Durante a final do Concurso Artesanal do QMA, também acontecerá a edição especial do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, com 40 produtos concorrendo ao título.
As duas disputas são promovidas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater e Seapa. Os produtores que disputam os concursos tiveram que enviar duas peças inteiras de queijo (maturação entre 14 a 30 dias), sem nenhuma informação que possibilite a identificação da marca.
A programação na sede da Emater começa às 9h. Os jurados vão avaliar aspectos internos e externos das peças que disputam o concurso. Serão analisados aspectos como formato, acabamento, cor, consistência, paladar e olfato. “Na parte da manhã, serão selecionados os dez melhores queijos Minas Artesanal e dez peças de Alagoa e Mantiqueira de Minas. Às 14h, as atividades serão retomadas e daí serão escolhidos os cinco vencedores de cada concurso”, explica a engenheira de alimentos da Emater-MG, Fernanda Faria Quadros. Durante a tarde o evento vai contar também com a participação de jornalistas e influenciadores digitais convidados, que vão ter a oportunidade de degustar os queijos concorrentes.