De acordo com o instituto, a granja cumpre todos os quesitos socioambientais e higiênico-sanitárias
Uma granja produtora de ovo caipira em Aguanil, no Sudoeste de Minas Gerais, foi o primeiro estabelecimento certificado pelo Programa Certifica Minas, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Segundo o IMA, a granja cumpre todos os quesitos socioambientais e higiênico-sanitárias exigidos pelo programa. Ainda de acordo com o órgão, as galinhas recebem tratamento diferenciado, sendo soltas durante o dia para que possam expressar o comportamento normal da espécie. Do manejo sanitário à alimentação, as regras são claras e bem definidas.
“Dentre os benefícios estão o respeito ao bem-estar das aves, a garantia de rastreabilidade da produção, a possibilidade de ampliação para novos mercados e credibilidade junto aos consumidores”, afirma o auditor do IMA, o médico veterinário Maurício Pontes.
Já o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira de Oliveira, cita a importância do Certifica Minas.
“É uma política pública que a cada dia vem se tornando mais necessária para que os produtores adequem os seus sistemas de produção ao que o mercado consumidor vem exigindo, deixando-os mais competitivos. Lembramos que para os agricultores familiares não há cobrança de taxas para a consultoria e auditoria. Para os demais produtores os valores cobrados tanto para a consultoria como para auditoria, são compatíveis com a remuneração do produto trabalhado”, finaliza.
O Programa Certifica Minas oferece selos de certificação para várias cadeias produtivas, como algodão, azeite, cachaça, café, carne bovina, frango caipira, ovo caipira, frutas, leite, produtos orgânicos, produtos vegetais sem agrotóxicos (SAT), queijo minas artesanal, mel e hortaliças.