Ucranianos acusam a Rússia de bloquear o acesso aos portos no Mar Negro, impedindo as exportações agrícolas do país
Entidades internacionais estimam que cerca de 20 milhões toneladas de grãos estão paradas em portos da Ucrânia devido às dificuldades com as exportações. Agricultores ucranianos afirmam que a Rússia bloqueou o acesso dos navios ao Mar Negro, principal rota de exportação da Ucrânia. Os dois países estão entre os principais produtores de grãos do mundo, e o conflito já é uma ameaça ao abastecimento mundial.
Desde a Rússia invadiu a Ucrânia, no fim de fevereiro, já foram milhares de mortos e grandes impactos para a economia dos dois países. Na agricultura, o conflito impediu o comércio de fertilizantes e atrapalhou o comércio internacional de alimentos. O governo ucraniano diz que o país perdeu 25% das terras cultiváveis, mas afirma que, por enquanto, o plantio será suficiente para manter o consumo interno.
Vários países, incluindo Turquia e Reino Unido, pressionam a Rússia para liberação dos Portos usados para escoar os grãos da Ucrânia. Como os ucranianos estão entre os principais exportadores de grãos do mundo, há o temor de que a guerra leve a uma escassez mundial de alimentos.