A maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio deve render US$ 3 bilhões em negócios nos próximos meses
As 114 empresas brasileiras que expuseram durante a Gulfood 2022 atingiram os melhores resultados dos últimos cinco anos, somando US$ 362 milhões em vendas no evento que aconteceu em Dubai. Nos próximos meses, os negócios consolidados originados na feira devem atingir US$ 3 bilhões. O país segue sendo destaque depois de fechar 2021 com recordes de exportação de alimentos, como proteína animal e frutas.
A participação de empreendimentos brasileiros foi liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, que organizou 67 empresas brasileiras em seu espaço na feira. A ação contou ainda com as parcerias da Agência com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com 30 agroindústrias, e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que viabilizou a participação de 17 empresas.
“Além das vendas e negócios imediatos, são de grande relevância os resultados a médio e longo prazos que a Gulfood vai proporcionar às empresas brasileiras. Por seu formato de evento B2B, que reúne empresários e investidores, a feira é peça-chave para eles e para nossos trabalhos de posicionamento de imagem dos produtos brasileiros, agregando valor para todo o setor. Estima-se, inclusive, que essa edição proporcionou 8.185 novos contatos de negócios para empresas que estavam no estande da ApexBrasil”, destaca o Diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza.
As vendas internacionais impulsionaram o setor produtivo brasileiro em 2021. Em faturamento com exportações, o agronegócio registrou alta de 18,4% e a indústria alimentícia, que engloba alimentos e bebidas, de 16,8%. Dentro dos dois segmentos, vários setores apoiados pelos projetos setoriais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tiveram resultados recordes, como o aumento em volume de 81,5% nas exportações de ovos, de 23% de algodão e 11% de carne suína. Além disso, em receita, registou-se o aumento de 25,7% nas exportações de carne de frango, 20% de frutas e 9% de carne bovina.