Minas Gerais elevou 18 povoados à condição de distrito, em 2021
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta semana, a nova atualização da lista de subdivisões municipais do país. Em relação ao ano anterior, o atual levantamento, referente a 2021, traz o acréscimo de 18 distritos municipais, todos em Minas Gerais.
Todos os 18 novos distritos integram municípios de Minas Gerais, com destaque para quatro de Governador Valadares, dois de Miraí e dois de Conceição do Mato Dentro.
No levantamento recente, referente a 2021, a estrutura territorial brasileira mantém os 5.568 municípios, o mesmo número desde 2013. Já as divisões intramunicipais passam por mudanças com maior dinamismo. Em 2021, totalizaram 10.649 distritos municipais contra 10.631 em 2020. O número de subdistritos se mantém: 683. As tabelas com essas informações podem ser acessadas pelo Portal do IBGE.
Na lista do IBGE, Governador Valadares, no Leste de Minas, apresenta 4 novos distritos. O procedimento de elevação distrital teve início na cidade, em 2017. A proposta foi apresentada pelo vereador Neném do Desidério, que morreu em 18 de julho de 2019. Na época, o projeto teve erros que foram revisados posteriormente e, em 2020, o prefeito sancionou a primeira lei transformando os povoados Córregos dos Bernardos em distrito Córregos do Bernardo.
Depois disso, os outros povoados que tinham todas as características exigidas pelas leis estaduais para se tornar um distrito foram passando pelo procedimento. Pela regra, é preciso ter um eleitorado não inferior a 200 eleitores e um povoado com, pelo menos, 50 moradias e escola pública.
Com a elevação dos povoados a distrito, as comunidades agora podem participar de políticas públicas específicas para esta categoria.
O IBGE é responsável por efetuar o cadastro das alterações ocorridas na Divisão Territorial Brasileira (DTB) com a finalidade de atualizar o conhecimento do território brasileiro para estruturar os estudos geocientíficos. Além disso, o levantamento serve para atualizar a base territorial para fins operacionais de pesquisas e de censos.