Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 11º

IMA reforça prevenção contra a influenza aviária

Países vizinhos como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Chile já registraram focos da doença

(Foto: Reuters)
Guto Moreira
18 de dezembro de 2022
compartilhe

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vem intensificando as medidas de prevenção da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1) no estado, em atenção ao aumento dos casos da doença na América do Sul. A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa.

Países vizinhos como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Chile já registraram focos da doença. Minas Gerais, no entanto, nunca registrou a ocorrência de IAAP. A preocupação das autoridades é que essa é a maior epidemia ocorrida no mundo e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

A intensificação das ações de vigilância inclui a testagem de amostras coletadas de aves de subsistência criadas em locais próximos a sítios de aves migratórias para monitorar a circulação viral, permitir a demonstração de ausência de infecção e apoiar a certificação do Brasil como país livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.

Casos suspeitos: o que fazer?

Devem ser notificadas imediatamente, presencialmente ou por telefone, aos Serviços Veterinários Estaduais ou nas Superintendências Federais de Agricultura. Em relação às infecções humanas, o IMA ressalta que podem ser adquiridas principalmente por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas) ou ambientes contaminados (secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados no abate das aves).

compartilhe