Estado conta agora com 59 postos de recebimento de embalagens de agrotóxicos, além de sete centrais em pontos estratégicos
Foi inaugurado há alguns dias o 59º posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. O espaço com 80m² fica dentro da Ceasa Minas, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No local o produtor rural pode encaminhar corretamente as embalagens para reciclagem, sem nenhum custo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, o posto de recolhimento na Ceasa é o pioneiro. “É o primeiro posto de recebimento de embalagens vazias dentro de uma central de abastecimento no Brasil. Isso facilita que o produtor devolva as suas embalagens, porque ele já vem à Ceasa Minas com constância, às segundas, quartas e sextas-feiras. Isso é resultado de um esforço conjunto, mostra o poder público em parceria com a iniciativa privada, produzindo, desburocratizando. O que queremos é facilitar a vida dos produtores no estado”, destaca Thales Fernandes, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Nos 59 postos de recolhimento espalhados pelo estado, o produtor rural pode entregar as embalagens vazias de agrotóxicos, que em seguida são encaminhadas para as centrais de processamento. “Minas Gerais está mais uma vez à frente em ações inovadoras no agro. Esta unidade vai propiciar ao pequeno agricultor a devolução de embalagens, em uma unidade licenciada, com processo operacional bem-feito, para que possa tirar essas embalagens do campo e realmente dar uma destinação correta”, explica Antônio Carlos Amaral, gerente nacional de operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.
A legislação 465 do Conama, Conselho Nacional de Meio Ambiente, prevê prazo de um ano para que o produtor rural devolva as embalagens vazias de agrotóxicos. Com o novo posto de recolhimento na Ceasa, a intenção é facilitar a vida do produtor e evitar o acúmulo de embalagens nas propriedades.
“Mesmo com o número significativo de postos e centrais em Minas Gerais, muitos produtores rurais têm dificuldade para devolver suas embalagens vazias, por causa das longas distâncias entre as unidades e suas propriedades. A Ceasa Contagem é uma central de abastecimento que recebe em média mil produtores rurais de todo o estado de Minas Gerais e possui, atualmente, na sua unidade, cinco revendas de agrotóxicos que formam um ponto estratégico para a construção do 59º posto”, explica Lucélia Fernandes, fiscal da Coordenadoria Regional do IMA.