Lançamento do projeto comemora os 130 anos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Foi lançada esta semana pelo governo de Minas a Plataforma de Ensino à Distância (EaD) Semear. O projeto foi apresentado durante uma solenidade para marcar os 130 anos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O objetivo do novo projeto é oferecer qualificação a produtores rurais, agentes público e empresários do setor de todo o estado.
Na solenidade que aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema falou sobre a importância do novo programa. “Em meus 30 anos rodando o estado, mais de dois milhões de quilômetros percorridos, pude ver em algumas regiões mais propícias à agricultura como as coisas aconteceram, graças ao trabalho da secretaria e de todas as instituições e pessoas envolvidas. Vi cidades pequenas multiplicarem de tamanho em pouco tempo, gerando empregos, desenvolvimento e um melhor bem-estar para a população. E fico surpreso com o potencial que ainda temos. É muito gratificante presenciar este momento tão importante, que é a celebração desses 130 anos da Seapa”, destacou o governador.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Emater, Epamig e IMA. Na plataforma Semear vão ser oferecidas qualificações em diferentes formatos, incluindo aulas gravadas e ao-vivo e até atividades presenciais. O plano é aliar quantidade, qualidade e sustentabilidade da produção agrícola do estado. “Temos trabalhado muito para valorizar aquilo que Minas produz. Precisamos dos milhões de sacas de café e dos bilhões de litros de leite produzidos, mas precisamos também de qualidade e sustentabilidade. A qualidade associada à quantidade é o que transformará Minas, mais ainda, em um estado de referência na produção agrícola”, ressaltou o governador Romeu Zema.
A partir do dia 03/11 vão ser abertas as inscrições para cursos técnicos, de inovação tecnológica e sobre políticas públicas. A plataforma vai oferecer alguns cursos gratuitos e com possibilidade de certificação. Outros treinamentos vão ter taxa de inscrição. Mais de 50 arquivos para leitura e videoaulas vão ser disponibilizados.
A plataforma Semear também conta com biblioteca e videoteca de acesso livre, sem necessidade de cadastro. Estão disponíveis cartilhas, artigos, seminários e outras publicações com temas variados, incluindo controle de pragas, doenças nas plantações e rebanhos, além de legislações e organizações das propriedades. Com essa plataforma, os produtores vão poder acessar com muito mais rapidez conteúdos produzidos pela Emater-MG, Epamig e pelo IMA. E, com isso, o produtor consegue se capacitar e ter esse conhecimento à mão com muito mais rapidez. Esperamos que, com ela, os produtores busquem, cada vez mais, conhecimentos, novas tecnologias, novos produtos para controle de pragas e doenças, novas certificações e conhecimento”, disse a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini.
Para acessar a plataforma Semear clique AQUI.