Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Nova safra do Syrah Epamig alcança classificação de “vinho nobre”

A expectativa é de que aproximadamente 500 litros do novo Syrah passem por envelhecimento nas barricas de carvalho

(Foto: Elder Geraldo de Oliveira/Epamig)
Guto Moreira
8 de outubro de 2022
compartilhe

Uma ótima notícia para a vinícola institucional da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no Campo Experimental de Caldas: o vinho de inverno Syrah alcançou a categoria “nobre”. O produto, classificado anteriormente como “vinho fino”, vai apresentar novo rótulo com o histórico e informações técnicas sobre pesquisa em vitivinicultura.

Lucas Amaral, enólogo responsável pela elaboração do vinho, disse que a classificação alcançada pela nova safra está relacionada ao teor alcoólico da bebida e é determinada por características específicas do cultivo.

“As uvas que colhemos em agosto do ano passado vieram tão boas que alcançamos uma taxa de 14,5% de álcool, isso porque elas conseguiram acumular mais açúcares e compostos fenólicos durante o processo de maturação. Segundo a legislação brasileira, para que um vinho seja considerado “nobre”, ele precisa apresentar um teor alcoólico natural entre 14,1% e 16%”, finaliza.

A expectativa é de que, do total de 2,1 mil litros produzidos do novo Syrah, aproximadamente 500 litros passem por envelhecimento nas barricas de carvalho para produção da linha Gran Reserva, a ser lançada em 2023.

Dupla poda

O método consiste na alteração do ciclo da videira pela realização de duas podas anuais, o que faz com que o período de maturação e de colheita das uvas aconteça no inverno, período com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica.

Recomendações e cuidados

Outra condição essencial para o êxito da safra de 2021 foi o monitoramento do vinhedo, feito pelos técnicos do Campo Experimental de Caldas. Ao longo do ano, a equipe de campo acompanhou, periodicamente, o desenvolvimento das plantas, a incidência de doenças e demandas pontuais, como adubação.

“Alguns produtores mantêm calendários fixos de pulverização, mas acredito que o mais eficaz seja realizar estudos detalhados sobre o clima específico da região onde cultivam suas uvas, para saberem precisamente o momento certo em que a pulverização deve ser feita, evitando excessos. Com isso, eles economizam recursos e não correm o risco de induzir resistência nos fungos”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig, Renata Vieira da Mota.

Novo rótulo

O Syrah Epamig 2021 vai estrear um rótulo com novo design, mais moderno, contendo textos informativos a respeito de classificações e processos de produção. A nova apresentação da bebida conta com o selo “Dupla Poda”, que certifica o pioneirismo da tecnologia desenvolvida pela Empresa para a produção de vinhos de inverno no Sudeste brasileiro.

 

compartilhe