O Inmet divulgou um boletim do mês que prevê precipitações, acima da média, para o Vale do Rio Doce.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, esta semana, um boletim com as previsões para novembro. Na bacia leiteira do Vale do Rio Doce, os produtores podem se preparar para a chuva.
Segundo o boletim, se comparado ao mês que passou, neste mês o volume de chuva vai aumentar consideravelmente em toda a região da Bacia do Rio Doce. Os dados da Normal Climatológica do Inmet das estações meteorológicas localizadas em municípios da bacia indicam uma variação pluviométrica de 170,4 mm a 258,1 mm.
Já o mapa de precipitação total prevista para o mês de novembro de 2022, também elaborado pelo Inmet, indica uma variação pluviométrica de 200 mm a 300 mm, estando os valores mais baixos (200 mm a 230 mm) localizados em áreas do sul, centro-leste e nordeste da bacia, e os valores mais altos (260 mm a 300 mm) em uma faixa territorial da bacia que abrange o sudoeste, oeste, noroeste e norte da bacia.
Ainda de acordo com o Inmet, as chuvas registradas nesse período são causadas, principalmente, por três sistemas atmosféricos:
De acordo com o mapa de previsão de anomalias disponibilizado pelo Inmet, a tendência para novembro de 2022 é a de que em toda a região da bacia ocorra anomalias de chuvas positivas, ou seja, que chova acima da média prevista.
O climatologista Ruibran dos Reis enviou um vídeo para o Portal Uai Agro explicando as previsões.
Confira: