Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri agora plantam o desenvolvimento
Um padre e uma missão que ultrapassa as paredes da paróquia. Um cristão que entende que o povo precisa mais que um direcionamento espiritual. Em regiões carentes, a população necessita de comida. A maioria não sabe, mas está nas mãos dela o poder de mudança. Foi com esse pensamento que o Frei Honório chegou a Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em 2019. Ele trouxe na bagagem histórias de sucesso no campo que rapidamente contagiaram a todos naquela região.
Técnico do projeto, Douglas Garcia e Padre Honório. (Foto: divulgação)
O padre criou o Projeto Interagir para Construir, também conhecido como Frutificar, no Estado Espírito Santo, em Santa Tereza. Depois o levou para Mantenópolis, Nova Venécia e agora está em Teófilo Otoni.
Padre Honório desperta vontade de plantar em agricultores e garante segurança alimentar em região carente. (Foto: Divulgação)
Em Teófilo Otoni, o projeto começou com 6 agricultores. Hoje está em 12 municípios e mais de três mil produtores rurais. Prefeituras e entidades como Senar, Emater e Sebrae abraçaram a iniciativa do padre e a proposta de desenvolvimento cresceu. Uma estratégia para fomentar a atividade agrícola foi visitar produtores que tiveram êxito na produção em outras cidades. A partir daí, os trabalhadores da região puderam escolher o que queriam cultivar.
O Uai Agro conversou com técnico do projeto e ele enviou um vídeo contando o que mudou na realidade da região.