O objetivo é assistir os produtores para a gestão zootécnica, econômica e de escrituração de dados produtivos
Pela primeira vez os produtores pecuaristas de leite de Juiz de Fora, assistidos no Programa Municipal de Apoio e Assistência Técnica à Pecuária Leiteira, o Pró Leite – 2021-2022, se reuniram com representantes do executivo municipal. A eles foram apresentados as diretrizes do programa e a história da Lucro Máximo, empresa ganhadora do processo licitatório e que está prestando assistência desde novembro.
Foi apresentado o perfil dos 25 produtores inscritos e entregue o Caderno do Produtor, elaborado pela equipe da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com a colaboração da produtora Maria da Conceição Gomes. “O encontro foi muito produtivo e o caderno vai nos ajudar na elaboração. Ele vai auxiliar muito porque normalmente não temos controle de nada e precisamos anotar tudo, data de cruzamento, data de nascimento, toda a cadeia reprodutiva e nossos gastos, se não o produtor tem só prejuízo”, ressaltou a produtora.
A secretária Fabiola Paulino da Silva ressaltou que o programa criado há mais de duas décadas é uma ação de desenvolvimento da pecuária leiteira em Juiz de Fora. “É preciso ouvir o produtor, entender a realidade de cada um para que o projeto seja cada vez melhor. Tivemos um cuidado e carinho em reformular o projeto, mas sabemos da importância de encontros como esses para a evolução do programa.”
O programa está em novo formato, com nova empresa e técnicos. A proposta da Seapa é aproximar o contato da Secretaria com os produtores, entender as demandas e executar atendimento mais personalizado, conforme a necessidade e as possibilidades dentro do perfil da propriedade. Além disso, o objetivo é assistir os produtores para a gestão zootécnica, econômica e de escrituração de dados produtivos. Essa ação tem resultado direto na atividade leiteira local tornando-a mais eficiente e mais produtiva.