Programa do Governo do Estado, em parceria com a Copasa, já beneficiou moradores de outros 16 municípios mineiros
Em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, o Governo de Minas começou, na última semana, a perfurar poços tubulares profundos. O objetivo da ação é aumentar a oferta de água potável para moradores dos povoados Perobas e Córrego do Paiol, na zona rural da cidade. Ao todo, 640 famílias serão beneficiadas.
No povoado Córrego do Paiol, em Divinópolis, serão feitos os primeiros testes de vazão e de qualidade da água. A próxima etapa prevê a instalação de reservatório e redes adutoras e de distribuição, para atender toda a comunidade. A perfuração dos povos vai reforçar o acesso à água potável de qualidade.
Com as obras a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) corrigir problemas de déficit em sistemas de abastecimento de água e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população. Só na comunidade de Córrego do Paiol, cerca de 420 imóveis vão ser atendidos. “É fundamental esse investimento em soluções técnicas de captação de água subterrânea para abastecimento das comunidades rurais em Minas Gerais”, explica Lilia Castro, superintendente de Saneamento.
Antes de chegar a Divinópolis, o programa contemplou outros 16 municípios mineiros. As obras já foram iniciadas em Moeda, Ouro Branco, Diogo de Vasconcelos, Capela Nova, Ponte Nova, Bom Jesus do Amparo, Antônio Dias, São José do Goiabal, Pocrane, Braúnas, Nepomuceno, Carmo do Cajuru, Varzelândia, São João das Missões e Carbonita. A expectativa é chegar a 44 cidades atendidas até o fim do ano.
“A ação promovida pela Semad tem como foco principal caminhar junto às diretrizes do novo Marco Legal do Saneamento, de forma a subsidiar ações que garantam o acesso à água potável em comunidades rurais de Minas, elevando significativamente os índices de abastecimento”, finaliza Lilia.