Cada projeto vencedor irá contar com um aporte de R$ 1,5 milhão
Um projeto de inovação e sustentabilidade da Cooxupé (Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé) foi um dos vencedores da primeira edição do Coopera+ Impulsão, programa voltado à agricultura da multinacional Bayer com o sistema cooperativista.
Na categoria Inovação, o projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa”, da Cooxupé, em parceria com uma startup e o polo de pesquisas EMBRAPPI no IFSul de Minas, tem a possibilidade de mapear a saúde do solo em 80 fazendas, totalizando 10 mil hectares de lavouras de café. Por meio de inteligência artificial, a iniciativa gera uma análise que apoia a tomada de decisão do produtor rural, a produtividade e o sequestro de carbono no solo. O objetivo é transformar a agricultura tropical e auxiliar o produtor a alcançar maior eficiência e sustentabilidade. A nova fase do projeto será realizada em 15 fazendas.
As oito cooperativas finalistas apresentaram seus projetos para a avaliação de uma banca de especialistas do mercado. Cada projeto vencedor irá contar com um aporte de R$ 1,5 milhão para auxílio na implementação, além de consultoria especializada.