Iniciativa é voltada para o plantio de árvores nativas e recuperação de áreas de agricultura familiar no circuito Serra da Canastra
Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, um marco criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para chamar atenção para os problemas ambientais do planeta, e para a importância da preservação. E foi justamente nesta data que nasceu, 4 anos atrás, o Projeto Plantar, uma iniciativa que trabalha com o plantio de mudas nativas nos municípios que fazem parte do Circuito Serra da Canastra.
O Projeto Plantar nasceu em Bambuí, na região Centro-Oeste do estado. Ao longo dos últimos 4 anos a iniciativa ambiental promoveu o plantio, de forma gratuita, de mais de 43 mil mudas para produtores rurais da agricultura familiar em 65 propriedades. Com o trabalho do grupo, 135 nascentes e 32 cursos d´água estão em recuperação ambiental.
O Projeto Plantar foi criado no dia 5 de junho de 2018 com a meta de chegar a 1 milhão de mudas plantadas, contribuindo para o reflorestamento da região. “Na prática o Projeto Plantar realiza a recuperação de áreas degradadas através do plantio de mudas nativas nos municípios pertencentes ao Circuito Serra da Canastra através da campanha Empresa Amiga da Natureza, sem nenhum subsídio financeiro de Prefeituras ou do Estado. Não somos uma ONG, a Plantar é a primeira startup de reflorestamento voluntário com rastreamento via QRcode do País”, destaca André Luís Xavier, coordenador do projeto.