A iniciativa é apoiada pela Cenibra e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipaba
Moradores da zona rural de Ipaba no Vale do Aço, região Leste de Minas, estão felizes da vida porque já iniciaram a colheita de milho deste ano. Cerca de 140 famílias têm se beneficiado de uma parceria agrícola firmada entre Instituto Cenibra e a prefeitura de Ipaba, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Mais de 150 toneladas de alimentos estão sendo colhidas pelos agricultores familiares do Projeto Santa Marta.
Na parceria, a Cenibra faz a cessão de 68 hectares de área própria para plantio, onde são produzidos milho, mandioca, feijão, banana e hortaliças. O município faz a gestão da área junto aos agricultores. Do cultivo à colheita a responsabilidade é dos agricultores rurais parceiros, que extraem dessa atividade trabalho e renda para as famílias. Desde 2021 a orientação técnica é realizada pela Empresa de Viçosa Treinamentos e Assessoria Agroambiental (VTAA).
A produção serve para abastecer o mercado regional, como feiras, comércios e fazendas. Como contrapartida pela cessão da terra pela CENIBRA, o percentual de 10% da produção é repassado diretamente a entidades assistenciais de Ipaba, provendo alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança nutricional.
De acordo com Raimundo Batista Santos, coordenador da Divisão de Agricultura e Pecuária do município, além das 150 toneladas de milho, o Projeto Santa Marta já produziu até o momento 5.000 quilos de feijão, 3.000 quilos de banana, 1.200 quilos de amendoim, 600 quilos de hortaliça e 300 quilos de quiabo.
O instituto Cenibra tem atuação também em outros municípios da região. Ele mantém parcerias agrícolas em outras quatro cidades: Belo Oriente, Caratinga, Virginópolis e Coluna. São cerca de 225 hectares que beneficiam aproximadamente 380 famílias. A iniciativa gera alternativas de trabalho e renda a produtores rurais e ajuda na fixação da população no campo.