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Região Leste vai ter unidade de transbordo de cargas

Empresa do ES quer interligar os estados por meio de linha férrea exclusiva para commodities

Várias pessoas no auditório
Empresa foi recebida por lideranças políticas da região. (Foto: PMGV)
Washington Bonifácio
11 de novembro de 2021
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O presidente da Petrocity Group, José Roberto Barbosa da Silva, esteve em Governador Valadares, no Leste do Estado, nesta semana, para uma reunião técnica sobre a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), com o objetivo de começar a definir o local onde será construída a futura Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) da cidade. A EFMES terá 460 km e vai ligar o Vale do Aço ao Centro Portuário de São Mateus, em Urussuquara, no litoral norte capixaba.

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, ressaltou a importância do encontro para trazer maior clareza sobre os projetos da empresa para a cidade.

“É um prazer estar recebendo, mais uma vez, a Petrocity para o nivelamento do projeto lançado em 2017. Naquela época, parecia um sonho distante e, em 2021, está se tornando realidade, com o início desse projeto tão importante para Governador Valadares e toda a região. É um empreendimento totalmente privado, mas que conta com o apoio do poder público e irá trazer novos empreendimentos, novas indústrias, além da infraestrutura na área de logística”, disse o prefeito.

A Petrocity Group possui três projetos de ferrovias com pedido de autorização junto ao Governo Federal, dentro do novo Marco Regulatório Ferroviário, definido pela MP 1065/2021 que serão integradas:

  • Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES)
  • Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK)
  • Estrada de Ferro Planalto Central
Várias pessoas em auditório

Empresa pretende concluir obras até em 2026. (Foto: PMGV)

Segundo o diretor-presidente da empresa, a instalação da UTAC na cidade levará Valadares para mais perto do mar por meio dos portos.

“O nosso objetivo aqui é dar todos os encaminhamentos junto ao Município de Governador Valadares, que é a base de toda essa região do Vale do Rio Doce, para identificar o melhor local para a instalação da UTAC na cidade. Isso aqui foi idealizado em 2017, mas foi só com a MP 1.065/2021 que tivemos a certeza de que conseguiríamos prosseguir. Trata-se de um projeto atual e muito moderno, que possibilitará a integração dos modais portuário, ferroviário e rodoviário, além de garantir a interiorização da economia e redução dos custos para as cargas. Já estamos com o projeto em pleno curso. Valadares possui uma localização estratégica, com o entroncamento rodoviário das BRs 116 e 381, além de possuir um potencial produtivo. A nossa previsão é que todo o projeto esteja já concluído em 2026”.

Dentre os principais produtos para transporte na região está o café. Além disso, outros produtos da agricultura, como a celulose, rochas ornamentais, produtos da silvicultura, produtos da indústria siderúrgica e produtos da atividade pecuária estão na lista. A estrada de ferro vai possibilitar a importação de carga conteinerizada e carga geral.

Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas

De acordo com a empresa, R$ 56 milhões serão investidos na construção da Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTACs) em Valadares. Essa unidade vai ocupar uma área entre 400 e 600 mil metros quadrados. Será um Distrito Industrial e Portuário (D.I.P) integrado ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário (CCTF).

A contrapartida do Município, além de incentivos fiscais, inclui infraestrutura na região a ser escolhida para receber o empreendimento e um plano de capacitação de mão de obra, como escolas, escolas técnicas e centros de capacitação.

Novo Marco Legal das Ferrovias

O novo Marco Legal das Ferrovias, previsto na Medida Provisória 1.065/2021, assinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 30 de agosto, cria condições para aumentar os investimentos privados no setor ferroviário. A medida reduz a burocracia para a construção de novas ferrovias e inova no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário.

Entre as mudanças previstas no texto está a permissão da construção de novas ferrovias por autorização, à semelhança do que já ocorre na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.

O principal objetivo é abrir espaço para a iniciativa privada, dando segurança jurídica para investimentos na construção da malha ferroviária brasileira e, assim, contribuir para descentralizar o nosso modal de transportes, que hoje ainda é muito concentrado no modal rodoviário. Estima-se que o Novo Marco Legal das Ferrovias pode trazer R$ 80 bilhões de investimentos.

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